Análise: Naruto 609 "Fim" (Mangá Review).


A arte de enrolar!

Este Artigo contém spoilers referentes ao capitulo 609 do mangá:

Enquanto eu lia esse capítulo cheguei a uma conclusão, que a um bom tempo martelava na minha cabeça: Kishimoto é o rei das enrolações - Não é que o capítulo não foi importante, talvez tenha sido o mais importante dos últimos anos de Naruto. - Mas quanto do que apareceu neste capítulo de fato foi significativo para a evolução da série?

A luta entre Naruto/Kakashi contra Obito estava interessante... Mesmo que Madara continuou brincando de estátua, enquanto ri de Obito apanhando para o seu ex-colega de equipe e o menino loiro que NÃO é um lixo!

Talvez, o ponto mais forte do capítulo foi ter uma luta agradável e simpática, onde você lia o capítulo sem nada a reclamar, nada a se surpreender. Os dilemas sobre proteger amigos continuaram (Vai nascer o dia que Naruto não faça uma referencia a amizade), e Naruto continuou odiando do fundo do seu coração kyuubado Obito... Só que, quanto dessa luta de fato foi importante?

No final, essa luta foi ENROLAÇÃO. Kishi utilizou quadros maiores em certos momentos, cenas inúteis que por mais que foram agradáveis, não tiveram nada a acrescentar no roteiro e pior abusou e estuprou em passagens de quadros em expressões, pés e tomadas do cenário destruido. Algo muito comum na Naruto, sempre Kishi utilizou isso para ganhar páginas!

Mas porque Kishi deveria enrolar assim? Primeiro, lutas são importantes em Shounens, não estamos lendo Nana, ou um Death Note da vida, onde ter cena de luta é algo incomum e fora de questão! Segundo, parece que na mentalidade dele, ele precisou encerrar o mangá com o Juubi aparecendo, dando aquele Cliffhanger básico.

Em sí a aparição do Juubi foi inusitado, assumo, porém não me agradou! Gosto de Naruto, acho interessante, mas chegou naquele momento que você que ver "O FINAL", e o aparecimento da Juubi negou que Naruto vá terminar tão rápido assim - O drama de Sasuke/Oro não serão resolvidos nessa saga, e talvez nem na próxima!

O bom é que teremos um "pós-guerra" parece, e quem sabe um periodo pequena de Naruto como Hokage, já que Tsunade deve ter morrido (Ao menos que Kishi ressuscite ela das cinzas, como fez com 99% dos personagens mortos de Naruto).

Por fim, o capítulo foi bom, teve um final surpreendente que pode agradar alguns ou não. Foi enrolativo? Foi, mas uma enrolação agradável e aceitável! Agora vamos esperar a edição #52 da Jump para ver a resolução deste dilema... Espera....

Primeiro quadro a esquerda da página 9... A Kyuubi está meio bombada ein? Esteroides ou nesse periodo de solidão ela foi se "exercitando", se é que vocês me entendem! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise: Katekyo Hitman Reborn 406: "O Que Será da Maldição?" (Mangá Review).

Análise: Naruto, Capítulo 664 "Porque eu sou pai dele" (Mangá Review).

Recap: Naruto 651: "O que foi preenchido" (Review Mangá)