TOP 10 - Melhores Mangás de 2013.


Chegou a hora, depois quase dois dias de espera, finalmente será revelado, por mim, o TOP 10 melhores mangás que foram publicados neste ano! Não percam tempo e venham ver logo:

Assumo que não foi difícil fazer essa lista, peguei os mangás que eu lia e escrevi todos eles em uma lista, deu mais de 30 mangás, porém, alguns dava para descartar imediatamente, como: Gantz, Hungry Joker, Fairy Tail, entre muitos outros que não fizeram um bom 2013.

Os que restarem, (Ao todo 31, fiquei em uma grande dúvida se colocava Bleach ou Tower of God em 30° lugar) arrumei em suas respectivas colocações, foi extremamente simples, porque os mangás iam se encaixando tranquilamente em cada colocação. Deste modo o TOP 10 foi mais fluído possível... De fato, estou completamente satisfeito não somente com o TOP 10 desta lista, mas também com o inteiro TOP 30.

Clique no link abaixo se você quiser ver os mangás que ficaram nas posições:
- 30-21
- 20-11

10 - Kingdom


Esse ano Kingdom teve uma grandíssima evolução, carregando a Weekly Young Jump, Kingdom nos apresentou uma história sobre guerra e política - Mostrando o pior lado dos homens quando o assunto se torna poder.

Esse ano tivemos mortes de alguns personagens marcantes e muito queridos, porém suas mortes não foram em vão, serviu para que outros personagens evoluíssem e se tornassem mais forte para as futuras guerras: guerras que a cada capítulo que passa estão ficando cada vez melhores e mais épicas.

Kingdom é um dos melhores mangás de 2013, principalmente por sentirmos na pele a evolução de cada um dos personagens. Além de que o autor passa de forma realística e dramática os problemas causados por essa guerra que avassala a China.

09 - Shokugeki no Souma


Shokugeki no Souma acabou de completar 1 ano de vida, estreou no final do ano passado, mas mesmo tendo tanto pouco tempo de vida já chamou atenção de muitas pessoas. Isso inclui eu, como um grande leitor da Jump, logo me apaixonei por esse mangá.

Mas não é por nada, com uma história relativamente simples, porém cativante (Um menino que quer se um cozinheiro melhor que o pai, entra na universidade de culinária para aprimorar suas habilidades), o ponto forte do mangá é são as batalhas culinárias. Com pratos deliciosos, que te dão água na boca, e resultados imprevisíveis (Você não sabe mesmo se Souma irá ganhar aquela batalha)... Shokugeki no Souma conquistou o gosto popular.

Estou extremamente ansioso pelo anime, se os pratos já dão água na boca, sendo bonitos rabisco em páginas, imagina sendo uma animação? Acho que no final de todo o episódio terei que uma fome terrível, hahaha!

08 - Chihayafuru


O mangá de esporte mais bem colocado, Chihayafuru conta história de uma garota que se esforça para ser uma grande jogadora de Karuta (Um jogo de cartas japonês), tendo já duas temporadas de anime, o mangá conquistou de vez o público japonês.

Eu assumo, conheci tudo relacionado a Karuta por causa desse anime, é tipo um Hikaru no Go para mim, serviu para conhecer um novo esporte. Mas não é somente a competitividade do jogo que me chamou atenção, o drama que circunda os personagens também são bastante profundos.

O mangá continua recebendo um monte de prêmios de melhor mangá do ano, e merecidamente, essa temporada está melhor do que nunca, mais emocionante, mais tensa, mais dramática e mais bem desenhada, um nível jamais visto neste mangá. Talvez a oitava colocação no meu ranking não seja tão importante quanto um Kodansha Awards, mas vale a minha intenção né? 

07 - Gin no Saji (Silver Spoon)


Com o anime lançado esse ano, Gin no Saji finalmente conseguiu chamar atenção de muitos leitores casuais - Quem acompanha fervorosamente o mundo dos mangás já conheceu ele, principalmente por ser da mesma criadora do genial Fullmetal Alchemist.

Esse ano, Gin no Saji continuou engraçado como sempre, Okawa é de longe o melhor personagem deste mangá, quando ele aparece é impossível não rir. O mangá continuou nos dando várias lições de vida, e nos fazendo rir por horas.

No final, Gin no Saji se configura aqui não por ter uma melhora, mas sim conseguir manter a sua alta qualidade no humor, um humor não escrachado, mas sim inteligente, sutil que te faz dá várias risos e ao mesmo tempo te fazer refletir.  

06 - Koe no Katachi


Se não me engano, Koe no Katachi foi lançado esse ano, e já no One-Shot foi uma grande surpresa - Lançado na Shonen Magazine, Koe no Katachi conta a história de uma garota com problemas auditivos que tenta se adequar a escola e a sociedade.

O mangá é lindo de se ler, uma história emocionante e acho que é impossível não se apaixonar pela personagem principal, com o seu jeito meigo e frágil de agir. Sim, pode ser um romance, quase um shoujo, mas é um mangá que te faz delirar pela sua simplicidade e ao mesmo tempo profundidade.

É incrível como um novato, com tão poucos capítulos lançados conseguiu chamar atenção de tantas pessoas, conseguiu me deixar preso, ansioso por cada capítulo que irá lançar. Koe no Katachi merece estar na sexta colocação deste top!

05 - Nanatsu no Taizai


O novato mais bem posicionado neste rank é Nanatsu no Taizai. Quando eu li o primeiro capítulo, assumo que não havia gostado muito do mangá. Os elementos Ecchi me incomodaram, não foram bem adicionado, como eu havia visto em Shokugeki no Souma.

Porém eu decidi dar uma segunda chance ao mangá, e não quer capítulo após capítulo ele foi me surpreendendo? O Arco do Festival foi genial, tivemos cenas de perda de mão (Pobre cotoco) , sangue, lutas épicas, drama... Teve de tudo.

Se fosse levar em conta os primeiros capítulos, com certeza eu ia abandonar Nanatsu no Taizai imediatamente, mas decidi dar uma chance (Do mesmo modo que dei Hungry Joker, mas esse mangá só me deu arrependimentos), e não é que ele de fato conseguiu me surpreender, ao ponto de eu achar um dos 5 melhores deste ano?

Está claro que Nanatsu continuará uma melhora crescente, ainda estamos no inicio de um novo arco, mas já deu para perceber que ele será mais foda que o festival, de qualquer outro que veio anteriormente. Nanatsu é o melhor Seinen de batalha que estreou esse ano! 

04 - One Piece



Seria uma ofensa a Eiichiro Oda não colocar One Piece no TOP 05, o autor depois de vários tropeços nos anos anteriores (Tropeços chamados: Ilhas dos Tritões e Punk Hazard), ele voltou acertar em cheio com a saga que está sendo uma das mais incríveis já apresentadas neste mangá!

Tranquilamente ela pode ser comparada a qualidade do arco de Enies Lobby, cheia de reviravoltas, mistérios, revelações (Algumas que levaram os fãs ao delírio), Oda vem apresentando todos os elementos que fizeram One Piece ser o mangá mais amado do Japão, na atualidade.

É claro que teve seus pontos fracos esse ano, isso lhe custou o TOP 3, por exemplo, a sua eterna enrolação com as batalhas no coliseu, tiveram seu motivo aparente? Sim, mas por bastante tempo achamos um saco tudo aquilo. Outro lago negativo foi as grandes pausas de Oda, a cada 4/5 capítulos ele dava uma pausa de 1 ou 2 semanas.... Isso foi bem chato.

De qualquer modo, os lados positivos sucumbiram os lados negativos, deste modo One Piece se configura no quarto luga dos melhores mangás deste ano - Se a saga continuar no ritmo que está, ano que vem pode estar no TOP 3, ou quem sabe, em primeiro.

03 - Onepunch-Man


Lançado em 2012, One Punch Man conseguiu conquistar um sucesso mundial rapidamente, sendo já publicado na Jump Americana e em vários outros países - Não é por nada, Saitama o meio super-herói protagonista é extremamente carismático, e as lutas no mangá são fantásticas.

Se 2012 foi o ano que o mangá se jogou no mercado, 2013 serviu para ele se estabelecer de vez como um dos melhores mangás a serem publicados atualmente. O contraste entre o traço dado ao protagonista, e o traço dos demais personagens deixa tudo mais bem humorado e interessante.

Um mangá tão bem desenhado, bem trabalhado, com um lutas fantásticas e com vilões super engraçados não poderia ficar de fora. Tem um conjunto de Gifs soltos pela Web que mostram as lutas presente neste mangá, que são simplesmente fantásticas (Ou meu ver, as melhores batalhas do ano vieram de Onepunch-Man - Por serem ao mesmo tempo fodas e engraçadas).

Inclusive para quem não sabe, o sucesso de Onepunch-Man é tão grande que a Jump decidiu publicar um One-Shot especial dela na revista Weekly Shonen Jump... Este mangá é incrível, recomendo a todos verem! Mereceu com sobra ficar no TOP 3!

02 - Shingeki no Kyojin


Shingeki no Kyojin foi a grande revelação de 2013, o anime deu um burst tão grande no mangá que fez ele vender mais de 1 milhão de cópias por volume! Sim, Shingeki no Kyojin está vendendo mais do mangás consagrados como Naruto e Hunter x Hunter.

Mas não é por nada, comecei a ler o mangá antes de lançar o anime e sempre achei ele simplesmente fantástico. O autor está recebendo a sua recompensa por produzir um mangá com um enredo fantástico e cativante. 

Porém ele não está no TOP 2013 por causa do anime, já que o anime cobriu capítulos que foram lançados em anos anteriores, e sim pelo que de fato foi lançado esse ano - Tivemos a captura do Eren, revelações sobre a origem dos titãs, e de quem de fato atacou a vila... Tivemos batalhas épicas entre os humanos e o titã encouraçado (Entre Eren e o Titã encouraçado)... Foram tantas coisas que aconteceram fodas neste ano que é impossível não dá a segunda colocação para Shingeki no Kyojin.

Até o seu único defeito que o traço preguiçoso do autor, foi esquecido pelo seu enredo - Quando a história é boa, uma arte preguiçosa como a de Isayama é facilmente ignorado. O que espero de 2014? Continua no mesmo nível e que Isayama nos dê mais resposta sobre a origem dos titãs.

01 - Toriko


O primeiro lugar não poderia ir para outro mangá, o injustiçado pelo japoneses do ano, Toriko apresentou uma das guerras mais épicas que eu vi na minha vida. Vários personagens icônicos, um lutando contra o outro.

Uma saga sangrenta, cheia de reviravoltas e que foi encerrada com uma morte triste e chocante, um personagem que 90% dos fãs de Toriko gostavam. Eu tenho pena de quem não acompanha Toriko, porque está perdendo um dos melhores mangás já lançado, e no meu ponto de vista está perdendo O MELHOR mangá de 2013.

Esse ano, ainda tivemos para melhorar nosso amor pelo mangá uma leve introdução do que virá nas próximas sagas, nos deixando em extasy pelo final da saga do festival de culinária (E sua guerra espetacular) e pela introdução de uma nova saga, que deixará todo o mundo, de Toriko, em chamas.

Acho que não tem como questionar, para quem leu o mangá, como foi incrível todo esse seguimento de batalhas frenéticas que compôs o ano de 2013 em Toriko. Sem dúvida, o melhor Mangá de 2013!

Espero que vocês tenham gostado do Ranking, eu pelo menos estou completamente satisfeito com ele... Dêem suas opiniões e até a próxima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise: Katekyo Hitman Reborn 406: "O Que Será da Maldição?" (Mangá Review).

Análise: Naruto, Capítulo 664 "Porque eu sou pai dele" (Mangá Review).

Recap: Naruto 651: "O que foi preenchido" (Review Mangá)